-
Arquitetos: EFFEKT
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj
Descrição enviada pela equipe de projeto. O percurso de madeira com um quilômetro de comprimento e dois metros de largura se estende em pilares desde o chão da floresta, ao longo do Lago Fyresvatn, entre as copas das árvores, desde o início da montanha e até o topo da Klokkarhamaren, Noruega. No final da trilha há uma considerável plataforma circular com um diâmetro de 50 metros que oferece uma vista espetacular de 360 graus sobre a floresta de pinheiros, lagos e formações rochosas que compõem a paisagem natural.
A estrutura do caminho é cuidadosamente projetada em resposta à curvatura da montanha, seguindo os vales e encostas da montanha ou se desdobrando para fora, criando pontos de vista e descidas marcantes onde os visitantes podem sentir o vento na altura das copas das árvores.
A trilha para caminhadas, universalmente projetada com uma inclinação suave, é adequada para pedestres, ciclistas, carrinhos de bebê e cadeiras de rodas. Ela surgiu a partir do desejo sincero de oferecer a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, a sensação incrível de caminhar entre as copas das árvores, de acordo com Monica Sølyst, líder do projeto da Faun Naturforvaltning.
A estrutura de suporte de carga, bem como o caminho e o guarda-corpo, são feitos de pinus proveniente do local. Dessa forma, a estrutura se mistura literalmente com os pinheiros existentes na montanha, dando a impressão visual de que o caminho levita pela floresta.
Para criar uma experiência que somasse ao belo cenário natural e não o destruísse, a equipe EFFEKT se encontrou com o empreiteiro local Inge Aamlid. Juntos, eles inventaram um sistema de construção de madeira simples que é usado em todo o caminho. Ele usa apenas elementos pré-fabricados pequenos e retos, que podem ser facilmente manuseados com pequenas máquinas ou manualmente no local, para proteger a natureza durante o processo de construção. Quando unidos, os segmentos geram uma forma orgânica que se curva ao redor das árvores e ao longo da montanha. O sistema permitiu que Aamlid construísse a passarela recreativa usando madeira local e técnicas artesanais locais, em homenagem à era da madeira em Fyresdal.